Bem Vindos!!

O objetivo deste blog será o de postar dicas, softwares e tutoriais para que você curta ao máximo seu N95!


domingo, 24 de fevereiro de 2008

Novo Firmware já vem por aí!

Quem acompanha o N95 desde o seu lançamento percebe facilmente as melhorias que ele teve ao longo do tempo. Não só a Nokia, mas desenvolvedores como o Samir tem utilizado recursos como o accelerometer para criar aplicações e melhorias para o telefone.

A versão 20.0.015 mal chegou no Brasil e já existem fotos e vídeos na internet que indicam que uma versão 21.0.001 do firmware já está em teste. Como a notícia não é oficial, tudo o que ela terá de melhoria ainda não podemos dizer, mas já sabemos que ela promete tocar os vídeos do youtube dentro do browser do telefone. Estou torcendo pra chegar logo!



sábado, 23 de fevereiro de 2008

Y-Browser

O Y-Browser é mais um dos aplicativos que considero indispensável para seu N95. Desenvolvido pelo DrJukka é um freeware é um gerenciador de arquivos um pouco mais completo do que o que já vem com o telefone. Com ele é possível mexer não só no cartão de memoria e no diretório padrão do celular como em todos os arquivos de todas as unidades (c: , d:, e:, z:).

Para fazer o download clique aqui.

Sincronia entre o N95 e o MAC OSX

Bom, esse posto é mais específico para usuários de Mac (o que é meu caso). Quando eu comecei a mexer no n95 eu tive algumas dúvidas da forma de sincronização de contatos, fotos, músicas, etc.., este post do Best of N95 me ajudou, e agora vou postar aqui também como é possível fazer essa sincronia.

Com o iSync você já consegue fazer a sincronia dos seus contatos (com as fotos) e e da agenda. Mas isso é tudo que você conseguirá fazer com ele. Para sincronizar as fotos e musicas, como um pc consegue fazer, você precisará do Nokia Multimidia Transfer (para fazer o download você pode pegar a versão mais atual no site da Nokia ou a versão 1.2.1 clicando aqui). Este aplicativo fará sua sincronia com o iTunes e o iPhoto.

Agora vamos ao passo a passo.

1- Instale o aplicativo.

2- Ligue o telefone no computador com o cabo USB, a sincronia por cabo será mais rápida que por bluetooth.

3. O aplicativo por default irá criar uma pasta tanto no iPhoto quanto no iTunes com o nome do telefone.

4- Para sincronizar as fotos crie um Álbum dentro desta pasta e arraste as fotos que deseja sincronizar para dentro dele. Para incluir musicas o processo é o mesmo. Crie uma playlist dentro desta pasta criada no iTunes e coloque as musicas que desejar lá dentro.


5- Clique no ícone criado na barra de menu e selecione a opção Connect and Start Transfers.. Pronto. a sincronização irá começar. Dentro desta mesma barra você conseguirá ver a evolução do processo.

Pronto. Toda vez que você quiser importar as fotos para seu computador ou adicionar novas musicas basta repetir este procedimento.

Temas para o N95 - parte 2


Pra quem gosta de ficar trocando os temas, acho que quanto mais melhor certo?

Achei mais um site de temas legais para o N95, o nome dele é Themes 4 Nokia. Lá tem diversos temas, vou postar aqui alguns como fiz com o site do pizero dos que eu acho mais legais. Vale a pena visitar e dar uma olhada.

Coloquei aqui só alguns de exemplo para verem o material do cara. Caso queiram pegar algum basta clicar na imagem desejada.

Pesquise mais rápido na internet com o Google Search


A Google lançou mais uma aplicação para Symbian, o Google Search.

Este aplicativo é simples, mas como vocês poderão perceber com o vídeo, ele permite que você pesquise quase duas vezes mais rápido que o processo normal.

Este aplicativo adiciona um atalho no modo de espera. Assim toda vez que você apertar o botão lápis já poderá digitar o que procura na internet. É bem útil! Recomendo.




Para fazer o download clique aqui.

Fonte: Symbian Planet

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Ligando o cabo de TV do N95 pela primeira vez

Aconteceu comigo, e acredito que com muita gente, por isso fica aqui a dica.

Quando for ligar o N95 pela primeira vez na TV pela saída tv-out, é bem provavel que a imagem que você vá ter seja preto e branco. Isto acontece porque por padrão a imagem está programada para saída PAL e a maioria das tv's brasileiras aceitam NTSC ou PAL-M. Para solucionar isso basta editar as configurações da saída para tv:

1) Vá até o menu de saída de TV pelo caminho: Menu > Ferramentas > Configs > Geral > Acessorios > Saída para TV

2) Selecione a opção do Sistema de TV e mude de PAL para NTSC.

Pronto. Isso deverá deixar sua imagem colorida.

Tracker V.1.02


Tracker é um dos aplicativos que eu colocaria na lista de indispensável para o seu N95. Desenvolvido pelo smartphoneware este aplicativo promete uma experiência de desktop personalizável no seu N95.

Ele tem 3 menus básicos: TaskMan, Desktop e Recent.

TaskMan

O taskman gerencia as aplicações abertas e a memória do telefone. É possível ainda, com a função compress memory, liberar parte da memória que fica “perdida” com o tempo no telefone e que até então só conseguíamos liberar reiniciando o aparelho.

Desktop

O menu desktop te permite criar inúmeras pages, que são como pastas, para que você possa organizar seus atalhos. É possível incluir não só aplicações mas como notas, contatos, compromissos, imagens, etc.. ou seja, praticamente tudo que você possui no seu telefone.

Eu criei por exemplo uma page chamada Configuração. Dentro dela eu coloquei todos os meus aplicativos de configuração/gerenciamento do celular como o assistentente de WLAN, USB, Gerenciador de Aplicativos, etc... e coloquei para esta page uma talho (shift+1). Assim, de qualquer lugar do meu telefone que eu deseje acessar uma dessas opções basta eu apertar shift+1 que ele abrirá automático.

Recent

O Recent, como o próprio nome já diz, traz um resumo das suas chamadas mais recentes(recebidas, não atendidas e discadas) além de trazer as mensagens ainda não lidas, compromissos e tarefas mais recentes.

O programa é bem intuitivo para administrar, e tem MUITAS opções de personalização e funcionalidades. Para quem quiser ler mais recomendo a página do fabricante.

Para fazer o download clique aqui.


domingo, 10 de fevereiro de 2008

Certificado Expirado

Alguns aplicativos que tentamos instalar nos dão uma mensagem de erro dizendo que o certificado está expirado. Para resolver isso é muito fácil. Votle a data do seu celular um ano atrás e instale o aplicativo novamente. Uma vez instalado você pode colocar a data no ano correto que o aplcativo não deixará de funcionar.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Fring e Talkonaut

Existem diversos aplicativos para você poder conectar ao seu programa de mensagem preferido. Vou citar aqui duas alternativas para os serviços mais populares.






Fring é um aplicativo que permite que você troque mensagens ou faça ligações voip entre os serviços Skype, MSN, Google Talk, ICQ, SIP, Twitter, Yahoo!, AIM.

Além de poder comprar créditos, ou utilizar seus créditos do skypeout, você ainda pode enviar e receber arquivos de seus contatos.

Para fazer o download clique aqui ou acesse o site pelo celular através do código de barra ao lado.










O Talkonaut é um aplicativo em Java que se comunica com os serviços Jabber, Google Talk, ICQ, MSN, AIM e Yahoo.

Apesar de não ter o Skype como cliente, você pode adquirir créditos e fazer chamadas como o skypeout.

Para fazer o download clique aqui ou acesse o site pelo celular utilizando o código de barra ao lado.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Como solucionar o problema com o slide

Não sei o quão comum é este problema, mas desde que comprei meu N95 uma pequena folga no slide me deixa bastante irritada. Sempre que clico nos botões direcionais ou ou inicio e cancelo uma ligação o slide fica indo pra cima e pra baixo.

Para quem quiser tentar arrumar este problema existe a maneira fácil e a complicada. Já vi no youtube um vídeo de como abrir o telefone para arrumar o slide, mas eu não sugiro que façam isso! Existe uma maneira mais simples de acabar com esse incômodo.

Como será possível observar no vídeo abaixo, da pra arrumar com um simples esparadrapo. Eu fiz e funcinou! O vídeo tá em italiano, mas da pra ver direitinho como que ele resolveu o problema.

Leve o MP3 player do seu N95 para um outro nível

Hoje eu testei o Jukebox do LonelyCatGames e tenho que dizer, apesar do visual que deixa um pouco a desejar este aplicativo leva escutar musicas no seu N95 para um outro nível!

Com esse player é fácil baixar a capa e a letra de suas MP3. Quando você já estiver com a letra, o próprio programa vai acompanhando a melodia e mostrando a letra, como um videokê.

Vale a pena conferir essas e outras funcionalidades.



Para fazer o download clique aqui. (versões 14,17 e 18)

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Nostalgia - Abandonwares

Pra quem, como eu, adorava os jogos da era DOS, e principalmente os clássicos do LucasArts como Day of The Tentacle, Full Throttle, Sam & Max, Monkey Island eu recomendo visitar o site Sarcofago. Lá tem a maior coleção dos Abandonwares que eu já vi.

Eu como uma fã desses jogos procurei uma maneira de passá-los para o meu N95 e acabei descobrindo !! Para rodar os jogos basta utilizar o SCUMMVM. Só para quem estiver curioso SCUMM(Script Creation Utility for Maniac Mansion) é uma linguagem desenvolvida pela LucasArts para ser usada na produção de seus jogos. Abaixo segue um vídeo com o Day of The Tentacle rodando em um N95 8G. Eu já instalei no meu (clássico) e funcionou também.




O SCUMMVM é uma "virtual machine" freeware e existe para diversos dispositivos. Você pode sempre pegar a versão atual e alguns jogos neste link.


Instalação
1) Executar o arquivo .sis do scummvm.

2) Baixe o jogo desejado e salve dentro do cartão de memoria em uma pasta desejada.

3) Abra o aplicativo e selecione a opção Add New...

4) Selecione a pasta com o jogo que deseja adicionar e clique em choose.

Pronto! Seu jogo terá sido adicionado a lista. Agora basta selecioná-lo e clicar em START.


SCUMMVM
Se quiser baixar a versão 0.11 do Symbian S60 clique aqui.

Segue alguns JOGOS, se procura outro tente o Sarcofago.

domingo, 3 de fevereiro de 2008

SmartLight

Quer coisa mais irritante do que estar mexendo em um aplicativo e a luz ficar apagando o tempo todo?

O Smartlight é um freeware que resolve de forma simples este problema. Sempre que você deixá-lo rodando no fundo ele entende que enquanto você está no menu ou rodando alguma aplicação você quer manter a luz acessa. Assim, ele só apagará a luz quando você voltar para o modo de espera. Uma aplicação muito útil, mas não esqueça de sair do menu sempre que terminar ou ele ficará acesso indeterminadamente.

Para fazer o download clique aqui.

Quer uma maneira mais fácil de reiniciar seu N95?


Mais uma aplicação em Python para facilitar a vida. Sempre que precisamos reiniciar o telefone, ou porque instalamos alguma aplicação ou porque ele da aquelas travadinhas básicas, é necessário apertar o botão de desligar, esperar e ligar novamente.

O pyRestart é um freeware que reinicializa seu celular automaticamente, te poupando o trabalho de fazê-lo manualmente.

Ele possui dois tipos de programação.Você pode programa-lo para reiniciar automaticamente, ou programar um timer para que ele reinicialize um tempo determinado depois que pode ir de 3 a 23minutos.

Clique aqui para fazer o download.

Obs: Para este alicativo funcionar é necessário ter instalado no seu telefone o PythonForS60.

sábado, 2 de fevereiro de 2008

RotateMe 2.0


Pra quem pensava que só o iPhone identificava a posição do telefone virando as fotos e o conteúdo eu apresento o RotateMe. Algumas pessoas já conhecem, pra quem nunca ouviu falar de uma olhadinha no vídeo de demonstração abaixo.

Desenvolvido pelo desenvolvedor Samir RotateMe é um freeware que possibilita o telefone se orientar do modo retrato para paisagem utilizando o recurso do accelerometer. Ele identifica a posição em que o telefone está e gira fotos, vídeos, menu e aplicativos automaticamente.

Este aplicativo é muito útil principalmente para utilizar junto com o mapas que vem com o telefone, pondendo manter o teclado aberto (para melhor recepção do sinal do satélite) e ao mesmo tempo tendo a navegação em fullscreen.

Para fazer o download do arquivo clique aqui.

Este arquivo precisa ser assinado para funcionar. Caso não saiba como fazer consulte o post Como assinar seus aplicativos.

Como assinar seus aplicativos

Antes de assinar o aplicativo, é necessário que você possua o certificado, para quem ainda não souber consulte o post de como fazer isso.

Assinando pelo celular

Uma vez que você já tiver o seu arquivo .cer pegue este arquivo e siga o passo a passo.

1-Passe os 2 arquivos aqui presentes (Signsis e Sultan.key) para seu celular junto com o arquivo .cer.
2-Execute pelo celular o arquivo .sis e instale.
3-Quando finalizar vá no MENU>Aplicativos>MobileSigner
4-Clique com o botão central ("ok") e selecione o arquivo .sis, o Sultan.key e o seu certificado.
5- A senha será 0123456.
6-Clique em OPÇÕES>Sign.

Pronto! Seu aplicativo terá sido assinado. Basta agora executar o novo arquivo gerado. O arquivo estará no mesmo diretorio do .sis original.